Escola Municipal Educação Infantil Manoel Ferreira de Oliveira
Nome: Ana Cristina Barbosa Ribeiro
Andréia Markênia Rodrigues de Souza
Hélia Verginia Rodrigues de Souza
Rita de Cássia dos Santos
Rosali dos Santos Rosa
Lixo
Conscientização do lixo escolar
O papel da escola não se reduz simplesmente a incentivar a coleta seletiva do lixo, em seu território ou em locais públicos, para que seja reciclado posteriormente. Os valores consumistas da população tornam a sociedade uma produtora cada vez maior de lixo. A necessidade que existe é, na verdade, de mudanças de valores.
TRAVASSOS (2006: 18)
Nova Crixás – GO
2011
JUSTIFICATIVA
Muito se discute o quanto é importante conscientizar os alunos e principalmente incluir os familiares em hábitos e atitudes de preservação do ambiente que se vive/relaciona, como armazenamento e reaproveitamento corretos do lixo, pois a escola é um ambiente que contribui para a reflexão e transformação de conceitos previamente existentes nos indivíduos.
Percebe-se por meio disso, que realização de projetos com a participação da comunidade escolar e de familiares dos educando, intensifica e concretiza práticas de participação e mudança da realidade na escola, estendendo-se desde a própria consciência até a família, a rua e bairro.
Para isto, o papel principal de conscientizar o aluno que o lixo produzido pode ser transformado, é da escola. Daí, a importância dos hábitos e ações serem revistos para que beneficiem o saber, trazendo assim para o educando o aproveitamento de todos os recursos naturais e industrializados de forma adequada.
Portanto, nota-se que o ambiente escolar torna o individuo pleno para exercer atitudes que colaborem tanto para o seu convívio individual quanto coletivo, contribui e alertar os alunos sobre a preservação, sensibilizando e valorizando tudo aquilo que temos, e pode ser reaproveitada de uma forma consciente e divertida.
PÚBLICO ALVO
Alunos com idade entre quatro e seis anos - Educação Infantil.OBJETIVO GERAL
O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância do reaproveitamento do lixo produzido no ambiente escolar e a conscientização na forma de armazená-lo, pois o lixo quando utilizado, contribui para a conservação e preservação do meio ambiente.
Além disso, discutem as questões que favorecem a consistência definida de trabalho coletivo, com integração entre professor, alunos e familiares, estimulando o crescimento de alternativas em atividades como artes e uso pessoal, quesitos que estão em constantes discussões e debates.
Isso sem contar, que o armazenamento adequado do lixo, facilita a utilização e a ampla noção de quais atividades realizará com os recursos, pois em geral tudo que é organizado, contribui para alcançar objetivos e metas esperadas.
Contudo, percebe-se que o projeto contribuirá para a transformação de cidadãos conscientes de suas ações e atitudes para com o meio, pois saberão respeitar mais o próximo, as comunidades em que vive e principalmente o planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Entender que o individuo consciente beneficia o ambiente a que esta inserido;
· Compreender e avaliar a importância do lixo em termos de reciclagens;
· Conscientizar que o individuo é o único responsável pelo aproveitamento e armazenamento adequado do lixo;
· Estimular a conscientização da comunidade envolvida para que possa utilizar os recursos naturais de forma racional, evitando o desperdício de materiais;
· Incentivar a valorização dos recursos materiais da escola;
· Inventar maneiras de reaproveitar o lixo produzido na escola.
LIXO – CONSCIENTIZAÇÃO DO LIXO ESCOLAR
É indiscutível que no ambiente escolar há elevados índices de desperdícios tanto de material didático, quanto da merenda escolar, percebendo-se que a falta de conscientização torna a escola um espaço fora dos padrões esperados.
E as causas disso, vêm da primeira comunidade a qual os indivíduos não estão sendo conscientizados para conviver com o meio a que esta inserido, o que torna a parte educativa um meio desconexo, pois no processo de aprendizagem o individuo não consegue perceber o que suas ações involuntárias podem causar ao meio ambiente e a si mesmo a curto, médio e longo prazo.
Pode-se mencionar, por exemplo, as atividades realizadas em sala de aula o local onde moramos, onde trabalhamos, ou estudamos como parte do meio ambiente, pois a educação é mediadora na atividade humana, articula teoria e prática, fazendo com que o sujeito envolvido no processo educacional, se aproprie dos conhecimentos fornecidos e seja capaz de agir de forma responsável diante do ambiente em que vive.
Podemos, portanto, dizer que a crítica proporcionar uma tomada de consciência de nossos alunos e comunidade do valor do seu meio ambiente na aquisição de conhecimentos, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir individualmente e coletivamente no processo de realização de atividades de reciclagem e reaproveitamento útil do lixo.
METODOLOGIA
· Reaproveitamento do lixo seco em disciplinas de artes
- Aparas de lápis;
- Jornais e revistas velhas picadas ou rasgadas;
- Sobras de E.V.A, papel cartão, crepom, etc.
· Reaproveitamento da merenda
- Em plantas existentes no espaço escolar;
- Em fabricação de sabão em barra, sabão liquido, etc.
· Conscientizar com atividades a separação do lixo;
· Palestras sobre o controle e a preservação do ambiente escolar e seus recursos.
CULMINÂNCIA
O projeto foi instrumento pedagógico multi e interdisciplinar para obtenção de novas posturas e mentalidades de nossa espécie com o planeta. Com atividades variadas em todas as disciplina, principalmente de artes por um projeto voltado para a educação infantil, buscando formas adequadas e racionais para alcançarem os objetivos da reciclagem e a conscientização do mudar e inovar.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá por todo processo de ensino da aprendizagem, observando alguns critérios como:
· Participação nas atividades desenvolvidas;
· Processo de desenvolvimento e crescimento de suas habilidades.
·
CRONOGRAMA
Atividades | 28/04/2011 | 05/05/2011 | 19/05/2011 | 02/06/2011 | 18/06/2011 | 10/08/2011 |
Escolha do tema | X | |||||
Pesquisas bibliográficas | x | |||||
Execução do projeto | x | |||||
Revisão do projeto | x | |||||
Continuação da revisão do projeto | x | |||||
Entrega do projeto | x |
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas.
Porto Alegre: Mediação, 2006.
MEMORIAL
De acordo com a proposta do curso: Introdução à Educação Digital, realizou-se atividades teóricas e práticas, com ênfase na socialização de educadores com essas ferramentas tecnológicas. As quais vieram para melhorar o cotidiano do individuo e os métodos de ensino-aprendizagem dos professores.
Além disso, com a habilidade de ensino das orientadoras, o curso transcorreu de forma agradável e satisfatória, pois mesmo quando os computadores não cooperavam, elas tinham a situação controlada, ensinando de igual forma em teorias esclarecedoras.
E isso sem contar, o quanto as aulas foram de ajuda para esclarecer duvidas e de aprendizado, pois com o curso, elaboraram-se projetos, atividades cotidianas em sala de aula e formas de manusear as novas tecnologias em termos de educação.
Em virtude, do aprendizado adquirido pelo curso, detecta-se que para ser um educador atuante, faz necessário ter o profissionalismo em constante atualização, por que aprendizado é continuo e infinito. Daí a importância de estar sempre em contado com cursos que capacita indivíduos para a qualificação qualitativa e plena.
Sem mais nada a declarar dato e assino.
Nova Crixás, 10 de Agosto de 2011
Andréia Markênia Rodrigues de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário